Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2010

SIMULADO DE FILOSOFIA - LÓGICA E ÉTICA

O simulado – com gabarito - é preparatório ao ingresso superior . 1 (UFSM) Carl Sagan relata a seguinte história a respeito dos clorofluorcarbonetos (CFCs), que destroem a camada de ozônio que nos protege da luz ultravioleta emitida pelo Sol:  “A Du Pont, que vendia CFCs num montante de 600 milhões de dólares por ano, tirou seus anúncios dos jornais e revistas científicas e declarou perante comissões do Congresso que o perigo dos CFCs para a camada de ozônio não estava provado, fora muito exagerado ou era baseado em raciocínio científico defeituoso." Considere, assim, as afirmações: I. Se algo não está provado, então é falso. II. Se algo é falso, então não pode ser provado. III. Se o perigo de algo for muito exagerado, então não representa perigo algum. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III. 2. (UFSM) Se for verdade que “É possível fazer ensaios em pequenos grupos de 20 alunos”, entã

QUESTÃO DE FILOSOFIA DA UFSM - DE LÓGICA COMENTADA

Questão de lógica da UFSM que exige competência leitora e compreensão de fenômeno de causa e efeito e de argumentação. (UFSM) Analise as seguintes afirmações: I. Se a água não é boa condutora de eletricidade, então ela não é pura. II.   Se a água não é pura, então ela não é boa condutora de eletricidade. III. Se a água é boa condutora de eletricidade, então ela é pura.  Qual(Quais) tem (têm) o mesmo significado que a seguinte afirmação da questão anterior a respeito da água: "Quando pura, é boa condutora de eletricidade"? a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III. Em um ponto de vista lógico, a proposição “Quando pura, é boa condutora de eletricidade” é correspondente à condicional: “Se a água é pura, ela é boa condutora de eletricidade” . Percebe-se que a alternativa I está correta: ela corresponde à afirmação contra positiva: “Se não-q, então não-p” é a contra positiva de “se p, então q”.  

ENEM - QUESTÃO COMENTADA - NOVAS TECNOLOGIAS

 O HIPERTEXTO. Texto 1  A maior revolução do jornalismo on-line, muito provavelmente, está no surgimento (ou potencialização) do hipertexto, uma forma de estruturação peculiar nesse tipo de produção de conteúdo. O hipertexto é caracterizado por uma forma de leitura não linear, como um bloco de diferentes informações digitais interconectadas que, ao utilizar nós ou elos associativos (os chamados links), consegue moldar a rede hipertextual, permitindo que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, sem ser obrigado a seguir uma ordem linear. Dessa forma, no jornalismo on-line o leitor vê-se diante de inúmeras possibilidades de caminhos a serem trilhados e acaba escolhendo o seu próprio roteiro de leitura. (Schneider, Adérito. O Hipertexto e a Produção do Jornalismo. Disponível em http://cpd1.ufrnt. br/joronline/adm/artigos _ áentificoslhi pertexto.pdfrtd= 13, ada ptado) Texto2  Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os le

Secretário de Educação do Rio Grande do Sul - 2011

Futuro secretário de Educação rejeita meritocracia José Clóvis Azevedo considera decadente o sistema que o atual governo tentou implantar Quando assumiu a prefeitura da Capital, em 2001, o hoje governador eleito Tarso Genro tirou das mãos do professor José Clóvis Azevedo a Secretaria de Educação, aprofundando a crise entre as correntes internas do PT. Passados 10 anos do episódio, Tarso convoca agora Azevedo para enfrentar um dos maiores desafios do novo governo: fazer a educação gaúcha decolar. — Isso é do mundo da política. Minha relação com o governador nunca foi afetada por questão partidária — afirma Azevedo. Contrário à meritocracia, o futuro secretário recebeu ZH ontem no Centro Universitário Metodista-IPA, onde dá aula e é pesquisador. Meritocracia Apesar de o governador eleito ter manifestado apoio ao pagamento de 14° salário aos professores de acordo com desempenhos dos alunos e escolas, o futuro secretário se posiciona contra a política de meritocracia.

ÉTICA E MORAL

A Ética está sendo abordada nos meios de comunicação, porém muita gente não sabe de forma clara o que ela significa conceitualmente. É fundamental que se tenha uma definição conceitual para debater e refletir a sobre a fiderença teoria e prática. Podemos conceber ética como sendo um campo de reflexão humana que busca conhecer as relações entre o seu modo de ser e pensar e agir/conduta humana. A concepção dos gregos que é a seguinte:   - éthos: interioridade (morada da alma), temperamento, designar indole que deve ser educada para os valores, ação humana intencional do sujeito.   -êthos : hábitos, costumes, valores sociais. Os romanos/latim adotaram apenas o êthos: costume, valores sociais traduzindo a palavra como: mos - moris - MORAL, daí podemos adotar e ´´visualizar`` um certo significado da moral. Moral : costumes individuais que se tornam regras - normais - leis para certa comunidade em dada época. Normas de convivência social, valores da cultura, conjunto de re

UNISC e a Filosofia

As questões de Filosofia nos processos seletivos vestibulares da UNISC enfatizam os seguintes temas: - reflexão sobre as diferentes dimensões da existência humana: espiritualidade, sentido da vida, nascimento e morte, emoções, tempo, espaço; - indivíduo, sociedade e a natureza do Estado. As formas de governo: representação, participação e cidadania; - reflexão ética e conduta ética, ser e dever ser, a felicidade e o bem-viver, justiça, liberdade e necessidade, virtudes,  relações humanas, poder, democracia e cidadania; - o fenômeno estético: reflexão sobre o lugar da arte e da beleza no mundo contemporâneo, especialmente em relação com a pintura, música, literatura e poesia. Compreensão do homem como um ser que estabelece relações fruitivas com o mundo.  Ex.: (UNISC-2009/10) Uma empresa de pesquisa eleitoral quis saber qual era a intenção de voto para a eleição do ano próximo para governador de um Estado da União. Os pesquisadores

ARGUMENTAÇÃO FALAZ

        A argumentação falaz pode vir, ou da precariedade dos sentidos, ou das falhas da inteligência, ou de imperfeição do caráter.          Aos argumentos errôneos provenientes dos sentidos ou da inteligência, dá-se o nome de paralogismos; aos provenientes do sentimento, chamam-se sofismas.          Podemos definir que: - SOFISMA / FALÁCIA : é a argumentação que, sob a aparência da verdade, oculta, muito de propósito, o falso ou o absurdo.                   (OBS: Falácia é a tradução latina de S. tomaz de Aquino para o grego sofisma) - PARALOGISMO: é a argumentação errada, já por falha dos sentidos, já da inteligência, sem qualquer interferência de segunda intenção.             Quanto a classificação temos a Falácia Formal e a material. - FALÁCIA FORMAL : a que viola qualquer regra do silogismo, ou esconde a quebra de princípios lógicos do pensar verdadeiro com termos ambíguos. Ex1 : - NEGAÇAO DO ANTECEDENTE  em que as regras dos silogismos condicionais são violadas.  "

QUESTÃO DE FILOSOFIA - SIMULADO TOTEM 2010 -

Indique corretamente os valores de verdade, seguindo as regras lógicas do quadrado de oposição da PROPOSIÇÃO FALSA: "Toda mulher dirige se olhando no espelho retrovisor". a) Contrária: indeterminada; contraditória: verdadeira; Subalterna: indeterminada. b) Contrária: verdadeira ; contraditória: verdadeira; Subalterna: indeterminada. c) Contrária: verdadeira; contraditória: verdadeira; Subalterna: falsa. d) Contrária: indeterminada; contraditória: verdadeira; Subalterna: falsa. e) Contrária: indeterminada; contraditória: indeterminada; Subalterna: verdadeira. Para resolver esta questão / problema, sugiro realizar a leitura do post anterior ( A proposição) no meu Blog, em breve farei o comentário dela.

A PROPOSIÇÃO (lógica)

      A atividade mental que o espírito executa para achar a relação entre duas noções, ou ideias, chama-se julgar. Donde julgar é formar juízos ou fazer afirmações. A expressão verbal é a PROPOSIÇÃO.          PROPOSIÇÃO : do latim: pro= ante, e pono = ponho, é etimologicamente = por perante a alguém, em forma verbal, o ato intelectual que se chama juízo; logicamanete, é a expressão verbal do juízo.          Ela é de forma indicativa (informa uma visão de mundo) , categórica ou condicional. Ela é afirmação da conveniência ou desconveniência entre dois termos que expresssam asnoções de juízo, donde a expressão verbal compõem-se de dois termos e do verbo que os relaciona, atribuindo a um deles o conteúdo do outro.           O termo da proposicão, do qual se afirma alguma coisa, chama-se sujeito; e o que indica o que se afirma do sujeito chama-se predicado.            Os termos da proposição constituem a materia e o verbo é a forma da proposição. CLASSIFICAÇÃO (categorias) DAS PROPOSIÇ

QUESTÃO DE FILOSOFIA DA UFSM - Lógica - COMENTADA

Observe a questão da   UFSM:   - Observe o diálogo: Professora: - Multiplicando 2x3 conseguimos o mesmo resultado que multiplicando 3x2. Por quê? Manolito : – Porque a ordem dos fatores não altera o produto. Professora: – Muito bem! Viram? Manolito sabe por que estudou! Manolito : – Não é não...Sei porque é vox populli .       Analise as afirmações: I. A premissa é “multiplicando 2x3, conseguimos o mesmo resultado que multiplicando 3x2”, e a conclusão é “a ordem dos fatores não altera o produto”. II. O argumento é válido e correto III. O argumento é do tipo indutivo .     Está ( ão ) correta (as ). Para resolver a questão observe o diálogo: Professora : - Multiplicando 2x3 conseguimos o mesmo resultado que multiplicando 3x2. Por quê? Manolito : – Porque a ordem dos fatores não altera o produto. Professora: – Muito bem! Viram? Manolito sabe por que estudou! Manolito : – Não é não...Sei porque é vox populli .   Analise as afirmações: I. A premissa é “multiplicando 2x3, cons