domingo, 5 de junho de 2011

ENEM: a prova

ENEM.
 
O que cai na prova?
O que ela vai questionar?
 
Ela vai questionar sobre temas e conteúdos e se o aluno desenvolveu - no ensino médio- competências e habilidades.
 
O Prova exige que o aluno tenha desenvolvido competências e habilidades necessárias para viver em sociedade a partir de conteúdos/temas do currículo do ensino médio que serviram com meio para essas capacidades.
 
- O CONTEÚDO
 
- Temas que você estudou no Ensino Médio. (chamados de temas estruturadores específicos de cada disciplina.)
- Conteúdos/metérias do Currículo do ensino médio de todas as áreas de ensino.
- Observe sobre Atualidades: meio ambiente, ética e cidadania, NTIC: (TV a cabo, TV digital, máquinas fotos, computador/internet, pen drives, cd DVD, celulares.)
- Atenção para Mídias: (em canais de distribuição)- internet, celulares, áudio, vídeo, emails, mensagens, hipertexto, wiki.

- As COMPETÊNCIAS e HABILIDADES
 
- Os EIXOS COGNITIVOS  (Também comuns a todas as áreas de conhecimento)
 
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. Competência LEITORA

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos para a compreensão de fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, para construir argumentação consistente.

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


Elas exigem que o aluno tenha desenvolvido principalmente:
 
- Competência LEITORA: avaliar se o aluno compreende o que está lendo, visão de mundo/ ler os símbolos. (textos escritos, gráficos, mapas, fotos, pinturas/ quadrinhos e charges. (I) e (II)
- Competência de ESCREVER / dissertar, construir, registrar. (II)
- Competências de RESOLVER PROBLEMAS. Defender seu ponto de vista de forma coerente/argumentativa e tomar decisões. (III, IV e V.
 
OBS: HABILIDADES: são capacidades míninas que um indivíduo em particular desenvolve: aprender a ler (pronunciar as palavras) analisar, interpretar, selecionar, fazer relações atividades como andar de bike, tocar um instrumento, pré requisitos para algo mais complexo.
Elas estão no processo cognitivo de aprendizado.

Nenhum comentário: