Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2011

10.000 acessos

Agradeço as pessoas que acessam o meu blog. Meu desejo é continuar as postagens sobre Temas de Filosofia e questões de Filosofia. Minha ideia é apresentar  a Filosofia de maneira inteligível para as pessoas que almejam o ingresso ao ensino superior ou provas de concursos, portanto,de maneira subjetiva, considerando aspectos objetivos (questões de provas) e temas relevantes/pertinentes. Vou abordar sobre a prova do Enem e sobre a Matriz do Enem. Temas sobre a educação e formação continuada. Temas sobre as Tecnologias na educação. Abraço Bom estudo a Todos.

Platão: Amor Platônico

Em um dos mais belos textos da literatura mundial, O Banquete, Platão expôs aquilo que seria a sua doutrina sobre o amor. A narrativa que rememora uma festa acontecida na casa de um famoso poeta (Agatão) vai desencadear uma série de elogios ao deus que, se acreditava, não havia ainda recebido os louvores dos homens. Assim, o deus foi tido por diversos caracteres, desde o deus mais antigo e por isso bom educador, passando por uma força cósmica universal geradora dos seres, até uma dupla característica, uma vulgar e outra ascética, bem como também o deus mais jovem, mais belo e por isso irresponsável, criador, etc. Chegada a vez de Sócrates falar, surge o problema: Sócrates não sabe falar bem (eloquência). Ele não sabe elogiar, mas gostaria, na forma dialogada, falar do deus. E sua primeira questão é: o que é o amor? Ou seja, antes de falar se ele é bom ou mau, belo ou feio, se ajuda ou se atrapalha na educação, deveríamos saber o que ele é. Para desconcerto geral, Sóc

INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO - INTERAÇÃO (relação sujeito-sujeito) A interação, a distância mediado por Ambiente Virtual (AV), ocorre necessariamente entre os sujeitos envolvidos no processo (de ensino a distância) de maneira gradual a partir do acesso do computador ligado a internet e da navegação online e/ou offline denotando o entendimento quanto à interatividade (relação sujeito-máquina) e sua finalidade na educação. A interação (no AV) ocorre a partir do desejo dos envolvidos em desenvolver as habilidades quanto ao uso das ferramentas disponibilizadas e o entendimento da possibilidade de trocar ideias, relatar sugestões e soluções com os colegas e professores em relação às atividades propostas No uso das Tecnologias de Informação e Comunicação existentes na sociedade é necessário que no AV os “... seus objetos virtuais de ensino-aprendizagem (recursos e atividades), sejam  abordados não apenas como um campo de aplicação d

A Moral para Sócrates.

Sócrates.  Filósofo. Nasceu em 470 ou 469 a.C., em Atenas, filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira. Ele gostava de exprimir sua idéias aos seus amigos e conterrâneos. Vivia caminhando pela cidade grega e de modo bem singular (através de perguntas que o faziam parecer ignorante) convencia as pessoas de que ninguém é mau, e que todo homem pode aprender a ser bom e feliz, só bastando conhecer a si mesmo. Por expor francamente seu modo de ver o mundo, acabou desagradando muitos atenienses. Assim ele foi condenado à morte por injúria contra os deuses e alienação de jovens. A liberdade de seus discursos, a feição austera de seu caráter, a sua atitude crítica, irônica e a conseqüente educação por ele ministrada, criaram descontentamento geral, hostilidade popular, inimizades pessoais, apesar de sua probidade. Diante da tirania popular, bem como de certos elementos racionários, aparecia Sócrates como chefe de uma aristocracia intelectual. Foi condenado a morte pelos govern

SIMULADO - Questões de Linguagem

O simulado de Filosofia preparatório para as provas de ingresso ao ensino superior na UFSM. 1, Segundo a "doutrina das assinaturas", do alquimista Paracelso, "uma orquídea se assemelhava a um testículo - o que significava que era um remédio para doenças venéreas; as folhas do lilás tinham forma de coração, portanto eram boas para doenças cardíacas; a quelidônea ‘de sangue amarelo’ era o remédio para icterícia".             Portanto, segundo Paracelso, a relação entre as características físicas de uma planta e a doença a ela associada é de tipo denominado a) ícone. b) índice. c) símbolo. d) casual. e) arbitrário. 2. Leia o trecho: -“As centrais evitam que 90% do lixo vá para os aterros, proclama seu idealizador. Segundo ele, aproximadamente 70 municípios negociam a implementação dessas unidades. Para ser viável, o volume mínimo necessário de resíduos é de 200 t/dia, quantidade produzida por uma cidade com entre 300 e 350 mil habitantes” . Nossos conhe

Teoria Científica

(PS: os hiperlinks potencializam o entendimento  do texto a critério do leitor.) "Uma definição científica de teoria é a de que ela é uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo-se de hipóteses necessariamente falseáveis mas não por isto erradas, dúbias ou tão pouco duvidosas, que foram e são permanentemente e devidamente cofrontadas com os fatos científicos, fatos estes que integram um conjunto de evidências que, juntamente com as hipóteses, alicerçam o conceito de teoria científica.  As hipóteses, em casos específicos, devido à simplicidade e ampla abrangência, podem ser elevadas ao status de leis . Ressalta-se aqui portanto que uma teoria científica é o conjunto indissociável de dois subconjuntos: o subconjunto de fatos naturais, evidências necessariamente verificáveis mas, ao contrário do que muitos pensam, não obrigatoriamente reprodutíveis, e um subconjunto de hipóteses adequadas à descrição destes fatos, de idéias necessariamente fals

Uso de enunciados PERFORMATIVOS

Segundo Austin (1962), os enunciados  performativos : •  são enunciados que não descrevem, não relatam, nem constatam absolutamente nada, e, portanto, não se submetem ao critério de verificabilidade (não são falsos nem verdadeiros).  São enunciados que, quando proferidos na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, na forma afirmativa e na voz ativa , realizam uma ação . (daí o termo performativo: o verbo inglês to perform significa realizar).   Exemplos: - Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;  - Eu te condeno a dez meses de trabalho comunitário;  - Declaro aberta a sessão;  - Ordeno que você saia; - Eu te perdôo.    Tais enunciados, no exato momento em que são proferidos, realizam a ação denotada pelo verbo; não servem para descrever nada, mas sim para executar atos (ato de batizar, condenar, perdoar, abrir uma sessão, etc.). Nesse sentido, dizer algo é fazer algo. Com efeito, dizer, por exemplo, Declaro aberta a sessão não

PROFESSOR: Segundo Jô Soares

PROFESSOR:       O material escolar mais barato que existe na praça é o professor! Se É jovem, não tem experiência. Se É velho, está superado. Se Não tem automóvel, é um pobre coitado. Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'. Se Fala em voz alta, vive gritando. Se Fala em tom normal, ninguém escuta. Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'. Se Precisa faltar, é um 'turista'.   Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos. Se Não conversa, é um desligado. Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se Brinca com a turma, é metido a engraçado. Se Não brinca com a turma, é um chato. Se Chama a atenção, é um grosso. Se Não chama a atenção, não sabe se impor. Se A prova é longa, não dá tempo. Se A prova é curta, tira as chances do aluno. Se Escreve muito, não explica. Se Explica mto, o caderno não tem nada. Se Fala corretamente, ninguém entende Se Fala a 'língua' do

SIMULADO DE FILOSOFIA - LINGUAGEM

Caros alunos e amigos, ATENÇÃO para as questões que estão caindo nas provas da UFSM. Muitos professores de Filosofia de cursos preparatórios (de revisão) “idealistas eu acho” estão enfatizando temas subjetivos e estão deixando para "depois"a revisão das questões. Em caso de dúvidas, para responder as questões, sugiro ler os posts anteriores - NESSE BLOG- sobre a LINGUAGEM. QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cr

SIMULADO de FILOSOFIA - Questões de Linguagem da UFSM

UFSM - 2010. As questões de Filosofia no vestibular da UFSM procuram explorar os aspectos reflexivos que estão presentes na experiência cotidiana e, em especial, nas diversas disciplinas escolares. Agora, após a conclusão das questões de Matemática, uma das disciplinas da prova, convidamos a uma reflexão sobre o tipo de conhecimento humano representado por ela. A alternativa que melhor caracteriza a natureza do conhecimento matemático é aquela que afirma ser a Matemática uma ciência a) empírica e formal. b) exata e empírica. c) simbólica e formal. d) semântica e quantitativa. e) qualitativa e exata.   Sabemos que a matemática é: - formal,- exata, - quantitativa, - e Simbólica (os números são Símbolos convenciodados).  Resposta: c) simbólica e formal. PEIES/UFSM - 2010. Desde os anos 90, o governo brasileiro exige que as embalagens de cigarro apresentem mensagens sobre os males que ele pode causar à saúde. Um exemplo é: "O Ministério da Saúd